quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Meu Sanduíche com bolsa PDSE

Antes que eu esqueça vou contar aqui como foi o processo do meu sanduíche com bolsa PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). Já me falaram que o processo da bolsa PDSE é bem mais simples que outros, mas algumas etapas devem ser cumpridas:

0. Portaria de afastamento
Essa é uma etapa que só irá existir para servidores públicos. Você deve solicitar na sua instituição uma portaria em que conste o afastamento com ônus Capes publicada em diário oficial.

1. Defender o EQ
Bem, não é uma exigência da Capes, mas foi uma exigência do meu programa de pós para dar sequência no processo. Eles até iniciaram o processo antes da defesa, mas eu teria que defender antes de viajar.

2. Conseguir as cartas do coorientador no exterior
Após uma reunião no Skype, a minha coorientadora do exterior me passou as cartas de aceitação/concordância com o plano de trabalho (que ainda estava em construção) e sobre a proficiência em inglês.

3. Solicitar a bolsa ao programa de pós
O aluno deve solicitar a bolsa pelo período acordado e presente na carta do coorientador do exterior, com os seguintes documentos: plano de trabalho, currículo lattes, as duas cartas do coorientador do exterior, currículo resumido do coorientador do exterior, carta do orientador justificando a necessidade do estágio. Com isso o programa irá levar ao colegiado para aprovação e montar um comitê para gerar o Termo de Seleção com parecer de um consultor externo.

4. Inscrição no site da Capes
Após a seleção interna e o sinal verde do programa de pós, é preciso fazer a inscrição no site da Capes, inserir diversas informações sobre sua pesquisa, a Universidade que vai,  etc. O programa me informou e passou o link para a inscrição. Depois de um curto tempo você irá receber um e-mail informando que a sua pró-reitoria homologou a sua inscrição e deve aguardar o Termo de Compromisso e a Carta de Concessão, que deve chegar em até 30 dias na pró-reitoria. Assim que a documentação chegou, eles me enviaram um e-mail para que eu fosse buscá-la.

5. Visto
Com o recebimento da Carta de Concessão já é possível solicitar o DS2019 da Universidade que irá recebê-lo. Peça para seu coorientador no exterior informações sobre como conseguir o DS2019. Ele provavelmente irá encaminhar você para alguém que cuida disso por lá. Esse documento tem um código que será inserido na última página do formulário de solicitação do visto J1 (de estudante). Ele informa o local e o tempo que você irá ficar. A Carta de Concessão é necessária para comprovar o valor mensal que cada cidade exige. Lá a Capes informa que você terá a bolsa e outros valores. Esse documento pode levar algum tempo, inicie o quanto antes a solicitação do DS2019. Eu não esperei a carta de Concessão da Capes, usei uma declaração do meu trabalho sobre meu salário e foi suficiente. Tentei inicialmente usar um extrato simples do banco para comprovar os valores necessários, mas eles não aceitaram.

Ainda sobre o visto J1, além da taxa de pagamento para o agendamento da entrevista de 160 dólares, é necessário pagar uma taxa chamada SEVIS de também 160 dólares. Para a entrevista é necessário levar o DS2019 (A Universidade envia por correio, o meu foi bem rápido, uma semana apenas), o comprovante da taxa SEVIS, o formulário do visto (esse é padrão para qualquer visto) e o passaporte. Eu levei outros documentos, mas não me pediram.

6. Upload da Documentação
Após o recebido dos documentos da Capes pelo correio, deve-se assinar uma cópia do Termo de Compromisso e enviar pelo correio para a Capes. Além disso, é preciso fazer upload de alguns documentos no local informado pela Capes (a pró-reitoria envia um documento com as instruções para a implementação da bolsa): Cartas do coorientador do exterior, Comprovante de conta bancária, Cópia assinada do Termo de Compromisso, Cópia do Termo de Seleção. No meu caso, por ser servidora pública, também precisei fazer upload da portaria publicada no DOU com a liberação com ônus Capes.

7. Implementação da Bolsa

Após a checagem da documentação, se tudo tiver ok, eles enviam um e-mail com um link para você informar seus dados bancários e enviar novamente o comprovante de conta. Após isso, recebi um e-mail confirmando a implementação e que em até 10 dias úteis os valores estariam na conta. 

Bem, aqui o link da página oficial do PDSE. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário