domingo, 4 de maio de 2014

Como solicitar o visto Canadense?

Semana passada precisei solicitar o visto Canadense e resolvi compartilhar aqui no blog o procedimento que segui.


Quais documentos preciso ter em mãos?

1. Passaporte.
2. Cópia da identidade.
3. Duas fotos 3/5 atuais.
4. Comprovante de deposito de 200 reais (CAD$100) na conta do consulado Canadense em alguma agência do HSBC - Agência 1888 e a conta corrente 00116-05. 
5. Formulário Application for Visitor Visa (Temporary Resident Visa) - Só abre com ADOBE!
6. Formulário Family Information 
7. Termo de consentimento e uso para residentes no Brasil  para serviços da CSC Computer Sciences do Brasil Ltda 

Para onde levar?

Os centros de solicitação de vistos para o Canadá (CVAC) estão presentes em 3 cidades, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O valor para solicitar o visto é de 70 reais.

Centro de Solicitação de Vistos para o Canadá no Rio de Janeiro
VFS Brasil Serviços de Preparação de Documentos LTDA
Rio de Janeiro : Avenida das Américas, 3500, Ed. Le Monde Offices – Torre Hong Kong 1000, salas 612/613/614/615, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. Brazil, CEP 22.640-102
09:00 - 17:00 hrs.| Segunda-feira à Sexta-feira
Brazil -Rio de Janeiro    55-2139587015


Se alguém for de ônibus partindo de Niterói, pode pegar algum ônibus que vá para a Gávea, descer em Botafogo ou no Jardim botânico e pegar lá algum ônibus que vá para a barra, por exemplo o 524. O centro fica antes do Barra Shopping. Tem que sair bem cedo, gastei 3 horas só para chegar lá :(

Dicas: 

1. Os formulários SÓ abrem/editam/imprimem no adobe!
2. Tanto os formulários, quanto a foto, você pode providenciar no centro de solicitação mesmo. Eu fiz apenas a foto lá, preenchi e imprimi antes de levar e foi super rápido, menos de 10 minutos lá.
3. Você pode pagar a taxa de solicitação do visto de 70 reais com cartão nos centros de solicitação. A taxa + o valor da foto + o valor para a entrega do passaporte no meu endereço em Niterói totalizou o valor de 95 reais.
4. Não precisa reservar, é só chegar no horário informado no endereço.
5. Você pode fazer o deposito em qualquer agência do HSBC, eu fiz na de Icaraí, fiquei uns 10 minutos na fila.
6. É importante levar algum documento de vínculo no país, eu levei comprovante de rendimentos, mas pode ser declaração de instituição de ensino.
7. Para preencher o formulário Family você irá precisar saber o nome completo, endereço, data de nascimento e profissão dos seus pais e irmãos. Ah, e filhos, se tiver.
8. Para preencher o formulário Application for Visitor você precisar informar quando pretende viajar o onde irá ficar. Eu informei dados do hotel. E ao final do preenchimento, clicar em validar para que seja gerado um código.

Quando fica pronto?

O prazo é de 15 dias úteis, ou seja, 3 semanas. Eles passam um código para rastrear o pedido, e como pagamos a taxa de entrega, assim que chegar no centro, eles enviam via sedex para o endereço e informam via e-mail.

Informações adicionais você pode encontrar:

http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/index.aspx?lang=por
http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/
http://www.melhoresdestinos.com.br/visto-canadense-canada.html

Atualizado em 20/05:
O visto chegou hoje, achei bem rápido e tranquilo o processo. O curioso é que a validade dele é a validade do passaporte, o meu até 2018 e o do Jair até 2016. Bem, a dica é quando for solicitar, ter um passaporte novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário