segunda-feira, 27 de junho de 2011

Maratona de Programação

Ano passado, pela primeira vez participamos da Maratona de Programação, evento que acontece desde 1996. Demoramos, mas chegamos! E não fizemos feio, conseguimos bons resultados, e podemos muito mais! 


A primeira fase da competição contou com a participação de 432 times, 6 desses eram da nossa cidade, 3 times da UFAC e 3 da UNINORTE. Os 50 times mais bem classificados passaram para a segunda fase (infelizmente ficamos de fora), que foi disputada em Joinville. Um time da UFPE foi campeão e junto com outros times de outras instituições que tiveram excelente desempenho, disputaram a final mundial em Orlando. Uma equipe da China foi a campeã resolvendo 8 problemas, o melhor time do Brasil foi o da UFPE com 5 problemas resolvidos e o 27º lugar na competição.

A título de curiosidade, a UFPE foi campeã nacional em 2002, 2003, 2008, 2009 e 2010, e com 5 títulos, ganhou o troféu em definitivo. Desde o início do evento, em 1996, várias instituições almejam os cinco títulos, entre elas Unicamp, ITA, IME-USP e PUC-RIO. 

Qual seria o segredo do sucesso dos times da UFPE? Passei um tempo lá e posso afirmar, TREINO, MUITO TREINO é o diferencial. A Maratona é em setembro, em outubro eles já começam a treinar. Os sábados são dedicados a treinos e competições internas.


Bem, ficamos com o 1º e o 2º lugar na competição local. O troféu pode ser visto na sala da coordenação. Espero que no dia 17 de setembro possamos novamente ficar com esse troféu. Monte seu time, batize com um daqueles nomes bonitinhos e criativos (rs), treine bastante e principalmente, divirta-se resolvendo diversos problemas através de muita programação! :)

See you!

2 comentários:

  1. Que legal, começam a treinar já em outubro! Quanto treino, hein?

    Lembrando que, a pedido do Limeira, estou fazendo um levantamento das equipes. Cadastrem suas equipes em http://ufac.si/maratona-de-programacao-2011-inscricao/

    ResponderExcluir
  2. Os treinos são aos sábados, e lá tem uma professora (Liliane Salgado) que mobiliza e treina os times, além de ex-competidores que venceram. Inclusive esse ano, um famoso ex-competidor de lá foi contratado pela empresa Google.

    ResponderExcluir