quinta-feira, 2 de junho de 2011

Comunicação Científica

“Fiz uma ótima pesquisa, vou mandar para o meu orientador ler e formar a banca para que eu apresente. Pronto, 3 professores irão ler e talvez algum amigo que esteja fazendo um trabalho semelhante. A minha ótima pesquisa ficará empoeirada na biblioteca. Todo o meu esforço será arquivado e talvez, quem sabe um dia, alguém leia e me cite em um novo trabalho.”

Infelizmente essa é a realidade de muitos trabalhos de graduação, aprovados por uma banca e nunca mais mencionados, pois nem sempre existe incentivo para a comunicação científica, o compartilhamento de pesquisas entre os membros da comunidade científica, tão importante para a criação e disseminação de conhecimento na sociedade.
Uma área só é considerada madura quando tem uma ampla literatura científica, demonstrando que muitas pesquisas foram realizadas e publicadas em diversos veículos como, periódicos, livros, anais de eventos, etc. Imagine quantas pesquisas importantes sobre alimentos, remédios, aspectos sociais, políticos e outros já foram realizadas e contribuíram com a nossa sociedade.

Na computação existem diversos eventos nas mais diversas áreas: Engenharia de Software, Qualidade, Gestão, Inteligência Artificial, Banco de Dados, Redes de Computadores, Realidade Aumentada, Computação Gráfica, Linguagem de Programação, Reuso de Software, Sistemas Distribuídos, Informática na Educação, Software Livre, Jogos de Computadores, etc.

Nessa próxima segunda, 6 de junho, começa o SBQS (Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software), um evento que reúne estudantes, professores, empresas, entre outros, para discutir assuntos relacionados a qualidade de software. Em paralelo ao evento tem alguns workshops como o Workshop de Gerenciamento de Projetos e o Workshop de Desenvolvimento Rápido de Aplicações.

Outras opções de evento que ainda irão acontecer esse ano são o CBSOFT que envolve diversos outros eventos e irá acontecer em São Paulo de 26 a 30 de setembro; e o CSBC (Congresso da Sociedade Brasileira de Computação) que irá acontecer em Natal de 19 a 22 de julho. Pena que o custo seja tão alto somando passagem, hospedagem, alimentação e inscrição, mas acredito que todos esses eventos e outros da área valem muito a pena!

See you! 

Um comentário:

  1. verdade amore, a comunicação ainda é pouca e o 'repositório' da maioria das pesquisas inacessível, as vezes até por quem esteja interessado.
    É pena saber que existem (ou nem saber) ótimos trabalhos que vão ficar sem duvulgação.

    ResponderExcluir