sexta-feira, 17 de junho de 2011

SBQS 2011

Depois de uma semana do fim do SBQS (Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software) que nesta edição 2011 aconteceu em Curitiba, resolvi falar um pouquinho sobre esse evento tão importante para a área. O SBQS é um evento realmente de muita qualidade, feito por profissionais de qualidade, por empresas, academia e governo que estão sempre buscando a qualidade dos serviços e produtos prestados, principalmente ligados a software, foco do evento.

A repetição demasiada da palavra qualidade no parágrafo acima foi proposital, e é MUITO frequente no evento, assim como, processo, modelo (o brasileiro mps-br principalmente), melhoria, maturidade, métricas, desempenho, testes, entre outros termos que envolvem qualidade de software. Tem horas que é preciso dar um volta na cidade (aproveitando para conhecer um pedacinho de Curitiba) para sentir saudade desses termos! rs

Mas realmente o SBQS é um evento diferenciado como diz Rodrigo Rocha, organização impecável (o preço ajuda), bons profissionais envolvidos, ambiente agradável... boas pesquisas, boas ideias, boas iniciativas, bons contatos. Assim como também Curitiba é uma cidade diferenciada, povo elegante, simpático, receptivo até certo ponto, um clima frio e excelentes lugares para passeio. Acho que é uma boa pedida para um passeio a dois: frio, vinho, fondue... mas como eu fui sozinha, fiquei só com a parte do FRIOOO!

Uma grata surpresa foi ver a UFPA e a UFAM em destaque no evento, muitas publicações dessas duas universidades do norte. Infelizmente estamos longe de conseguir isso aqui na UFAC, mas não é impossível, é só trabalhar para isso. Espero conseguir transmitir o espírito de pesquisador a alguns alunos, assim como a importância da pesquisa para a área e para o país. No atual cenário somos quase extraterrestres (a coordenação do evento falou na abertura: NOSSA, temos gente de todo Brasil, inclusive do ACRE!). Mas podemos mudar esse quadro com muito trabalho e tornando-nos mais presentes nos próximos eventos. Quem sabe assim eles não se acostumam com a gente. 

Ah, ano que vem o evento acontecerá em Fortaleza, ótimo incentivo para começarmos as nossas pesquisas heim! :)

See you!

Um comentário:

  1. Deve ser um excelente evento mesmo amor. Quem sabe em outro frio não estamos os dois lá. ;) aí você não fica só na parte do frio.

    ResponderExcluir