quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Melhor lugar para se viver do norte?

Na noite passada, dia 11.10, sai de casa por volta de 18:30 e como de costume, fechei a casa e fui ao meu compromisso. Por volta das 21:30, retornando para casa, logo na entrada, percebo que minha irmã e cunhado também estão chegando naquele momento. Entramos e tudo aparentemente estava normal, porém, após alguns minutos, ao entrar no quarto, percebo que a janela está aberta, mas por um minuto me questiono se fechei... logo em seguida percebo objetos espalhados na cama e pergunto a minha irmã se ela fez aquilo, e quando ela fala que não, percebo que a janela foi arrombada e o ferrolho quebrado. E que o notebook não está na mesa e nem uma pequena quantia de dinheiro na carteira. Além disso, outros objetos dos demais cômodos também estão faltando.

Bem, nessa situação o coração dispara e o seu primeiro pensamento é ligar para a polícia, os profissionais responsáveis por garantir a segurança da sociedade. E foi isso que fizemos, ligamos para o 190 por volta das 22 horas, e a atendente disse que como era furto, ela não poderia mandar a patrulha, ou seja, só se o bandido estivesse ainda na minha casa me esperando com uma arma e apontando para a minha cabeça é que possivelmente ela poderia mandar a patrulha! E se ele saiu quando chegamos, e se tivesse por perto? Bem, nunca iremos saber, a polícia tem mais o que fazer! Procurar bandido talvez não seja a prioridade.

A simpática atendente me recomendou ir a delegacia do tucumã fazer o B.O. Depois de eu muito insistir disse-me que mandaria a patrulha (que eu acho que chega até o natal). Depois de 1 hora de espera, fomos a delegacia, e como lá não tem delegado, só registramos o boletim. E como amanhã é feriado, e a delegacia NÃO abre (por favor bandidos, não nos assaltem em feriados), ela nos recomendou ir até a 5ª no Adalberto Sena, que lá poderíamos solicitar a perícia ao delegado e possivelmente os peritos iriam no outro dia examinar o local.

Foi ai que começou a parte interessante, o delegado não estava, saiu sem justificativa, sem substituto, ou seja, não é possível fazer nada, apenas dar meia volta, segundo o escrivão Tibério Isaias. Mas antes disso, ficamos sabendo que havia outra delegacia de flagrantes, a 1ª, na Cadeia Velha. Vamos tentar essa, mas antes, o mesmo escrivão resolveu ligar e descobriu que o delegado de lá saiu para jantar sem previsão de retorno. DESISTO, fui vencida pelo cansaço. O jeito é #XingarMuitoNoTwitter

Depois de postar nas redes sociais a minha indignação, resolvi mandar um torpedo para o nosso secretário de segurança pública Reni Graebner, falei na mensagem da ausência de delegados nas delegacias de flagrantes de Rio Branco, que um havia saído simplesmente e o outro estava jantando, e enquanto isso, o ladrão longe com as minhas coisas. Por fim, assinei como uma cidadã acreana que paga seus impostos e NÃO conseguiu ser atendida pela polícia de sua cidade. Meia hora depois o secretário respondeu ao meu torpedo, disse que falou com os dois delegados, Messias da 1ª e o João Ausgusto da 5ª, e que os dois já se encontravam nas delegacias, e que eu deveria procurá-los. Agradeci pela atenção, mas como já era 01:15 da manhã, expliquei que sai da delegacia as 23:36, e que não me sentia segura na minha cidade para sair novamente aquela hora de casa. Mas que ficava feliz por eles estarem de volta aos seus postos para atender as pessoas que procuravam ser atendidas naquele momento, mas que eu não tive a mesma sorte!

Bem, agora vou continuar a peregrinação, porque além de precisar encontrar algum delegado para assinar um pedido de perícia, ainda é preciso ir até a polícia técnica tentar convencer algum perito (que não vai chegar com sua maletinha coletado impressões digitais, tentando realmente resolver o caso como vemos nas series), a vir realizar o SEU trabalho o mais rápido possível.

É isso, estamos na melhor cidade para se viver do Norte, desde que você não precise da polícia! Desculpem pelos erros, mas como meu computador foi levado, estou escrevendo em um emprestado com teclado boliviano que não ajuda muito.

2 comentários:

  1. É amor, definitivamente, isso é muito triste e muito sério.
    A gente sempre acha que existe alguma segurança, quando na verdade não existe nenhuma.
    E eu sempre achei uma piada esse negócio de "o melhor lugar para se viver no norte!"

    ResponderExcluir
  2. Assim como você tenta ser parte dos 5% eu também tento. Assim como você, sou servidora pública, que mesmo utilizando dos mínimos recursos tento fazer uma perícia decente. Então, não menospreze e generalize uma classe por um atendimento. Sou Perita Oficial e fico descontente com alguém que se acha especial e diferente, ser tão arrogante e generalista como os 95%. Abraço

    ResponderExcluir