segunda-feira, 2 de maio de 2011

Querido orientador

Tão difícil quanto decidir o que se vai pesquisar é decidir quem irá orientar!

Achei uma figura interessante com os tipos de orientadores no site pós-graduando.com
Lógico que tem uma carga de humor grande, mas se pensarmos um pouquinho, identificamos ai alguns professores que tivemos/temos na nossa vida acadêmica.


A figura com humor foi apenas para abordar esse assunto que preocupa muito a quem vai realizar uma pesquisa, seja de graduação ou pós graduação, ninguém escapa das dúvidas: será que ele lê? será que é muito exigente? será que é difícil de encontrar? será que é carrasco? será? será? ...

Como já aconteceu comigo, algumas vezes a escolha do orientador acontece a distância, sem o pesquisador nunca ter tido contato com os professores, e ai um pouco de sorte ajuda MUITO. A dica é buscar o máximo de informação na internet sobre o professor da área de interesse (lattes, site da instituição), e se possível, conversar com outros alunos orientados pelo professor em questão.

Mesmo quando já se conhece os possíveis professores para orientação, mais comum em cursos de graduação, é difícil definir quem irá nos guiar nessa empreitada. A dica aqui é buscar relacionar na escolha conhecimento do orientador na área escolhida + afinidade com o mesmo. E claro, conversar com outros colegas sempre é um bom caminho. Mas cuidado, converse com dois ou mais, sempre tenha mais de uma opinião para analisar.

Boa sorte na escolha :)

2 comentários:

  1. Ja tenho a minha orientadora! ^^
    Só não sei onde ela entra nessa figura ai, tomara que seja a "mãe brasileira"... kkkkk (Ferrarezi)

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkk, e convidada pelo msn. Êêê mundo moderno! Nada de mãe brasileira, eu sou disponível, reservo um tempinho para cada orientando! :)

    ResponderExcluir