segunda-feira, 16 de maio de 2011

Educação: o professor

Semana passada o Jornal Nacional exibiu uma série de reportagens sobre Educação, e na quinta falou sobre os desafios de ser professor.

Duas cenas ficaram na minha cabeça:
- Na primeira, o repórter está em uma sala de aula com jovens, e pergunta quem gostaria de ser professor. 2 “gatos pingados” levantam as mãos.
- Na segunda, o repórter em uma sala de aula com crianças faz a mesma pergunta e mais da metade levantam as mãos.

E ele pergunta no final: o que acontece nesse intervalo de tempo que faz com que aquelas crianças mudem de ideia? Uma profissão fundamental para o exercício de TODAS as outras, tão desprestigiada!

Infelizmente essa é a realidade, poucos querem ser e os que querem ainda enfrentam o preconceito muitas vezes da família e dos amigos. Você quer ser professor? Tem certeza? Vai ganhar mal e ainda aguentar aluno!

Numa breve consulta, descobri que o piso salarial dos professores está em R$ 1.187,97 para 40 horas semanais e o de um Engenheiro Civil em torno de 4.000,00. O último concurso do TRE pagava 4.000,00 para cargos de nível médio. Um policial militar ganha hoje em torno de 2.000,00.

Me desculpem os românticos, mas assim não tem vocação que se sustente. Qualquer concurso de nível médio paga o mesmo que muitos professores de ensino fundamental e médio ganham, isso o mesmo tendo passado 4 ou 5 anos em uma universidade.

E o professor deve estar capacitado, motivado, comprometido, ser paciente, atencioso e dar o suporte necessário para que o aluno escolha a sua profissão e tenha a capacidade de segui-la. Até porque, qualquer que seja, a formação será alcançada através de muitas aulas com professores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário