quarta-feira, 18 de maio de 2011

Faça a diferença

Nesta segunda encerramos o curso de extensão em desenvolvimento web, o curso foi ministrado voluntariamente pelo aluno do 7ª período Leandro Ferrarezi, que disponibilizou seu conhecimento e o seu tempo para ensinar aos colegas. Embora eu não tenha participado ativamente das atividades, escrevi o projeto que institucionalizou o curso, que iniciou com mais de 30 pessoas e finalizou com 10 alunos satisfatoriamente aprovados pelo instrutor Leandro.

Embora apenas 1/3 tenha conseguido chegar ao final com êxito, não vale a pena tentar entender a evasão (são muitos os casos e muitas as caras de pau), a iniciativa é louvável. Espero que outros alunos tenham essa inciativa de compartilhar conhecimento com seus colegas. A verdade é que "aprende-se muito mais quando se ensina", então, eu espero que ao invés de reclamar, de espernear, criticar, ações como essa sejam mais comuns. Então, faça a diferença!


See you!

4 comentários:

  1. Realmente, a iniciativa é (e foi) muito boa.

    Temos que agradecer ao Leandro, que disponibilizou o seu tempo p/ passar os conhecimentos dele, pena que poucos os quiseram :-/

    Como uma sugestão, se tiver outros cursos de extensão, poderia ser abordado outras linguagens, como o Python e o Ruby (com seu framework Rails).

    ResponderExcluir
  2. Há várias razões para que haja evasão(no curso como um todo) e algumas delas ninguém quer entender. Por outro lado, tb é preciso verificar o embasamento das críticas, talvez algumas sirvam pra melhorar a estrutura que envolve a aprendizagem acadêmica. No entanto, aprendi uma coisa da pior maneira possível: antes de julgar qualquer coisa, devo conhecer todos os lados da situação. Às vezes é preciso estar na pele de alguém, sentir o que a pessoa sente. De fora, td quase sempre parece fácil.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, a evasão do curso como um todo tem vários motivos, isso dá uma boa investigação, uma tese de doutorado, mas a evasão de um curso de extensão de 1 ou 2 meses é diferente. E ainda mais em uma oportunidade quase única em que um aluno se dispõe a ensinar os colegas. Em um curso com vagas limitadas é até um desrespeito com quem gostaria de aprender e não pode fazer.

    ResponderExcluir