quinta-feira, 31 de março de 2011

DDS


Hoje falando com os alunos de TCC sobre temas, lembrei do meu trabalho de mestrado. Mais que isso, comecei a pensar em um possível tema para o doutorado. Claro que ainda preciso ler a lot, refletir e escrever algumas linhas, e principalmente, fazer algum orientador acreditar nele... rs

Mas com certeza algo relacionado a DDS, tema que estudei durante 2 anos e meio e agora quero voltar (com afinco) a pesquisar. Mas o que é esse tal de DDS?
Vamos lá então:

Motivados principalmente pela globalização, muitas empresas nas ultimas décadas passaram a distribuir seus processos de desenvolvimento em lugares diferentes, levando suas equipes a trabalharem de forma distribuída, o chamado Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS). Aproveitar os recursos globais para o desenvolvimento de software tornou-se quase uma regra em grandes empresas e o processo de desenvolvimento de software torna-se cada vez mais distribuído e global. 

Algumas razões levam as empresas a distribuírem seus processos de desenvolvimento: (1) necessidade de recursos globais para serem utilizados a qualquer hora; (2) vantagem de estar perto do mercado local, incluindo o conhecimento dos clientes e as condições locais; (3) rápida formação de organizações e equipes virtuais para explorar as oportunidades locais; e, (4) grande pressão para o desenvolvimento time-to-market (velocidade no trabalho, tempo entre a concepção e a comercialização do produto) utilizando as vantagens do fuso horário diferente, no desenvolvimento conhecido como follow-the-sun (24 horas contínuas).

Mas nem tudo são flores, embora muitas empresas estejam realizando projetos com equipes distribuídas, poucas tem práticas eficazes estabelecidas para ajudar os gerentes e a equipe a trabalharem nesse ambiente. E é aqui que os pesquisadores entram, buscando soluções (técnicas, práticas, ferramentas, modelos, teórias...) para ajudar a melhorar o processo de desenvolvimento!

Bem, agora é encontrar um problema bem cabeludo (para o doutorado tem que ser mesmo) nesse assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário