segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Eu pesquiso, tu pesquisa, nós pesquisamos!

Vou começar uma séria de post sobre pesquisa, tcc, artigos... para quem tiver interesse nos temas, boa leitura.

Ouvi uma frase quando estava escrevendo meu primeiro trabalho “científico” (em aspas porque não foi tão científico): “copiar de uma pessoa é plágio, de várias, é pesquisa!” É muito difícil criar algo inédito, algo que ninguém tenha dito ou feito, por isso normalmente as pesquisas muitas vezes são apenas cópias. Pense agora em alguma coisa que ninguém tenha feito ainda... (difícil neh!)
A gente pensa logo, se ninguém fez é porque é complicado!

Mas antes de tudo, o que é mesmo pesquisa? Qual a diferença entre uma pesquisa no google por simples curiosidade e uma pesquisa científica?
Na pesquisa científica eu faço uso de métodos científicos, tenho um processo muito bem definido desde a formulação de um problema até a apresentação dos resultados. O pesquisador (você cedo ou tarde) utiliza diversos instrumentos para chegar a essa resposta e assim resolver o problema levantado no início da pesquisa.

Na computação nós temos alguns estilos de pesquisa:

1.   Apresentação de um produto, normalmente um software, método, processo, técnica – normalmente aceito na graduação, com pouca profundidade, busca resolver um problema mais simples.
2.      Apresentação de algo diferente, um pouco mais amadurecido, consiste na apresentação de uma forma diferente de resolver um problema.
3.      Apresentação de algo presumivelmente melhor, pesquisa que apresenta comparações quantitativas.
4.      Apresentação de algo reconhecidamente melhor, teste padronizados e internacionalmente aceitos.
5.      Apresentação de uma prova, teorias, provas matemáticas...

Se você irá realizar uma pesquisa, abaixo são descritos alguns passos essenciais para uma pesquisa de sucesso:

1.      Escolha o Tema - o que eu vou pesquisar? - Dica: Goste muito desse tema, ele irá acompanha-lo por bastante tempo! (Ex.: Evasão nos cursos superiores de ensino);
2.      Faça uma Revisão Bibliográfica sobre o tema - o que está sendo feito (estado da arte) e o que ainda precisa ser feito (problema em aberto). (Ex.: Artigos sobre o tema, trabalhos relacionados);
3.      Formule um Problema – que respostas estou disposto a responder – Dica: O problema sempre é uma pergunta. (Ex.: Por que o índice de evasão é tão alto no curso de SI UFAC?);
4.      Defina os Objetivos – o que pretendo alcançar com a pesquisa? Dica: Você deve definir um objetivo geral e 3 ou 4 específicos – (Ex.: Objetivo Geral: Identificar as razões que levam os alunos de SI a desistirem do curso)
5.      Justificativa – por que estudar esse tema? Dica: Seja convincente, argumente!
6.       Metodologia – essa parte deixa qualquer aluno de cabelo em pé e será tema de um outro post, mas brevemente, é aqui que você deixa claro como se procederá a pesquisa, os caminhos que você usará para chegar ao objetivo proposto. (Ex.: As razões da evasão serão identificadas através de uma entrevista e questionário)
7.       Resultados – o que se conseguiu de “novo”? Agora chegou a hora de vender o seu produto, apresentar os seus resultados! Dica: Relacione os objetivos (geral e específicos) com os resultados e veja se todos foram contemplados.
8.       Conclusões – UFAAA, chegamos ao fim, agora é hora de analisar as suas reais contribuições para área, indicar as limitações e propor trabalhos futuros. OBJETIVO CUMPRIDO!

Na prática isso é bem divertido, mas dá um trabalhinho, logo, dedicação, foco, compromisso são importantes!

Até a próxima!
Ah, e comenta ai neh, dá trabalho escrever :P

5 comentários:

  1. Parabéns minha parceira de pesquisa pelo post, muito esclarecedor e motivador :). O que vale lembrar é que um professor de ensino superior tem que trabalhar em três pilares, ensino, pesquisa e extensão. Sendo pesquisa talvez o mais interessante, porque é possível envolver ensino e extensão ao mesmo tempo. E isso, é muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amiga.
    Pelo primeiro com certeza a seguirei pois terão outros bons como este.
    Estou terminando uma pesquisa agora pela UFPE e estou sentindo na pele estes seu comentário. Só acrescentaria mais uma coisa. Que seja cooptado um bom orientador, com experiência e bagagem. Por que senão você pode ter muitos problemas no desenrolar da pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as colocações, sou aluna do curso de Direito, e considero muito boas as informações à respeito da estrutura e principalmente da metodologia de como se funciona a formação da pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por postar...me ajudou muito e estou certa que ajudará mais pessoas também.

    ResponderExcluir