quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Simbora pesquisar!

Voltando a falar sobre pesquisa...

Ontem me deparei com a mesma situação dos meus futuros alunos do 7ª período. Pensei (pensei mesmo) em um tema para doutorado e nada veio a minha cabeça. Ou melhor, até veio, mas não sei se daria certo...

A escolha do tema é um passo fundamental para a sua pesquisa e pode trazer MUITA dor de cabeça se não for bem pensada. Já vi inúmeros colegas mudarem de tema/foco muito tempo depois de terem iniciado a pesquisa, já bem próximo do limite de tempo para apresentação do trabalho, desperdiçando um tempo valioso. E depois tendo que correr atrás do prejuízo!

Como ontem eu parei pra pensar nisso, resolvi tentar me ajudar e ajudar aos alunos confusos. Existe um caminho que muitos autores recomendam, vejamos:

Escolha o Tema (algo do seu interesse) -> Faça uma Revisão Bibliográfica (veja o que tem sido feito na área) -> Defina seu objetivo -> Nova Revisão Bibliográfica  <-> Refinamento do Objetivo!

Veja que é sempre importante fazer uma nova revisão bibliográfica para refinar o objetivo, sempre temos algo novo a aprender e a melhorar no nosso trabalho. Mas isso também não pode ser contínuo, pois assim, todo mês você mudará de tema, ou pelo menos de objetivo. Defina um tempo no início da sua pesquisa para fazer esse refinamento e depois SIGA!

Bem, a dica mais importante desse post é LEITURA, MUITA LEITURA. Veja como está o “estado da arte” da área que você tem interesse, quais trabalhos estão sendo publicados em congressos e revistas importantes. Na nossa área é fundamental a leitura de trabalhos internacionais, então, não limite a sua leitura a livros ou artigos nacionais.

Simbora pesquisar então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário