terça-feira, 19 de abril de 2011

Plágio

Voltando a falar sobre pequisa...

Recentemente li uma notícia que me chamou atenção: 

Segue um trecho na notícia da Folha: "A reitoria da USP decidiu demitir um professor de dedicação exclusiva, com mais de 15 anos de carreira, após entender que ele liderou pesquisa que plagiou trabalhos de outros pesquisadores [...] O docente Andreimar Soares, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, foi demitido por ser o principal autor da pesquisa, que copiou imagens de trabalhos de 2003 e 2006, sem creditá-las aos autores, da UFRJ (Federal do Rio) [...] Outra pesquisadora teve o título de doutorado cassado. Era responsável pelas partes contestadas. Tanto o docente quanto a pesquisadora podem recorrer internamente e judicialmente das decisões."

Plágio, segundo o dicionário Aurélio, é "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)"
Esse é um assunto ainda pouco discutido e de fundamental importância para a realização de uma pesquisa. Todo pesquisador pode cair na tentação de copiar algo interessante para o seu trabalho e não citar a fonte ou não citar da maneira correta. A ABNT tem inúmeras regras para citações e referências, para que os trabalhos dos colegas usados nas nossas pesquisas sejam mencionados. É uma questão de respeito!

Eu fico muito feliz quando leio um trabalho de algum colega e encontro um trabalho meu citado em algum trecho. O esforço e a dedicação de alguma forma estão servindo para ajudar e complementar o trabalho de alguém. Da mesma forma, é triste ver partes da sua obra em outros trabalhos sem menção alguma.

Como visto na notícia acima, as consequências podem ser as piores, para profissionais a perda do emprego e para acadêmicos a expulsão do programa e/ou perda dos títulos. E isso não é tudo, existe algo muito mais importante no meio acadêmico, a credibilidade, essa com certeza será abalada. Ter trabalhos publicados novamente será um grande desafio!

Esse assunto é longo, pode gerar muitas discussões, vou deixar o espaço para contribuições e em um novo post voltaremos a falar sobre as implicações legais.

2 comentários:

  1. Vale salientar que o sr. cidadão ctrl c e v praticou um dos atos previstos nos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, do CP. Além da administrativa quanto a instituicao de ensino, pode sofrer uma ação bonitaa :

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela esclarecimento dr. Bruce! :P Esses crimes ainda são pouco punidos no Brasil, mas já temos alguma mobilização... é um começo!

    ResponderExcluir