terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Maker All - Faz tudo mesmo?

Semana passada tivemos um encontro muito interessante na cidade, o café tecnológico, que apresentou o Maker, "uma plataforma de desenvolvimento integrado que simplifica o processo de produção de software", segundo o site da empresa desenvolvedora da plataforma, a softwell.

O apresentador muito bem preparado e seguro fez uma apresentação impecável, falou sobre os já exaustivamente conhecidos relatórios chaos report, em como é difícil ter projetos de software de sucesso (dentro do tempo, escopo, custo, qualidade esperados), e em como os paradigmas de desenvolvimento pararam no tempo, a evolução desde a programação bit a bit, passando pela linguagem de máquina, até as linguagens de alto nível que conhecemos hoje em dia...

Chegamos então ao Maker, uma inovadora solução para as intermináveis linhas de código... mais uma vez, uma apresentação muito convidativa, os olhos dos alunos brilhavam a cada ctrl+c ctrl+v que o apresentador utilizava para construir um software, ali, na hora, em menos de 1 hora, o software pronto, preparado para entradas, processamento e saídas.
Realmente, é arrastar caixinhas, copiar, colar, tudo visual, tudo em simples clicks... como o apresentador falou diversas vezes, é uma quebra de paradigma incrível, e o mais importante na minha opinião, é Brasileiro, embora tenha esse nome americano (como quase tudo que ta ligado a tecnologia como a gente sabe), o produto é de uma empresa da Bahia, oxenteee.
Eu falei dos alunos, mas também achei o Maker um negócio incrível, interessante, inovador, intuitivo, eficiente.

Um coisa muito interessante durante a apresentação foi olhar para os "grandes programadores" que estavam no evento, todos assustados pensando, será que eu vou perder meu emprego? será que esse negócio veio pra mudar todo o ciclo de vida do desenvolvimento? será... será...

A resposta é NÃO, não tem como substituir o talento, a criatividade, o conhecimento... O Maker pode fazer muito, mas ele não vai pensar por você... ele vai te ajudar a executar o que você está pensando. Não acredito em mágica nesse aspecto, acredito em "trabalho", e como a gente sabe, trabalho apoiado por tecnologia pode ser bem mais produtivo.


Um aspecto negativo é a volta do uso de fluxogramas, acho que isso pode se tornar gigantesco para determinadas regras de negócio.
Mas, vamos esperar as próximas versões...


Pra quem quiser saber mais sobre o assunto:
http://www.softwell.com.br/
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Softwell_Maker (pra rir um pouquinho)
http://www.guj.com.br/java/93691-maker-galinha-dos-ovos-de-ouro-ou-nao

4 comentários:

  1. Tenho alguns colegas que já trabalharam com o Maker, e ferramentas similares. Disseram que tinha vantagens, agilizava bastante algumas etapas do desenvolvimento, mas como era de se esperar, não dá pra confiar só nele. Também acho que nada substitui um bom programador, que conheça mais a fundo o que está fazendo, e tenha criatividade pra criar soluções novas.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Rubens, nada substitui o talento! :)

    ResponderExcluir
  3. Verdade, como um bom talento, e criatividade tudo se constrói e nenhuma ferramenta substitui o homem por melhor que seja.
    Abraços professora.

    ResponderExcluir
  4. Segue link com uma opinião de quem realmente usou essa ferramenta:
    http://pierrydev.com/2014/04/desenvolvimento-xgh-pro/

    ResponderExcluir